Carlos Betão

Nome artístico: Carlos Betão
Profissão: Ator
Gênero: Masculino
Localidade: Salvador
+ release

Nascido em Itabuna (BA), Betão é formado em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui mais de 35 anos de carreira. Considerado um dos mais expressivos artistas da cena baiana, foi ganhador do Prêmio Braskem de Teatro na categoria Melhor Ator (principal premiação do teatro baiano) por sua atuação em “SARGENTO GETÚLIO” (2011), obra de João Ubaldo Ribeiro e dirigida por Gil Vicente Tavares. 

 

Sua primeira aparição na TV se deu na novela “MARCAS DA PAIXÃO” (TV Record, 2000). Em 2010 atuou na série FORÇA TAREFA dirigido por José Alvarenga e no especial ALEXANDRE E OS GRANDES HERÓIS, sendo dirigido por Luís Fernando Carvalho. Atuou em “GABRIELA” (2012), minissérie dirigida por Mauro Mendonça Filho (TV Globo) e em 2016 fez “VELHO CHICO” (TV Globo) – repetindo a parceria com Luiz Fernando Carvalho. Em 2018 integrou o elenco de “SEGUNDO SOL” (TV Globo), novela de João Emanuel Carneiro, sob direção artística de Dennis Carvalho e Maria de Médicis

 

No cinema participou dos longas “MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS” (André Klotzel, 2001), “ORQUESTRA DE MENINOS”, de Paulo Thiago (2008), “QUINCAS BERRO D’ÁGUA” (2010), de Sérgio Machado, “O HOMEM QUE NÃO DORMIA”, de Edgar Navarro (2011), “JARDIM DAS FOLHAS SAGRADAS” (2011), de Pola Ribeiro, AOS VENTOS QUE VIRÃO”, de Hermanno Penna, (2013), “SARMAGA”, de Jon Lewis (2017), e do longa e da série (exibida pela Netflix) “O DOUTRINADOR” (2018), projetos de Gustavo Bonafé e Fábio Mendonça. 

 

Em 2019 esteve em cartaz no teatro com o solo “VOZ”, dirigido por Aninha Franco e Rita Assemany. Em 2021 gravou participação na série “DOM” (Amazon Prime), com exibição prevista para 2022, sob direção de Breno Silveira.

Carlos Betão

+ galeria