Tairone Vale

Nome artístico: Tairone Vale
Profissão: Ator
Gênero: Masculino
Localidade: Juiz de Fora
+ release

Brasiliense, criou-se em Belo Horizonte. Tairone é ator, autor e diretor. Integrante da Cia Cortejo desde 2013, atuou em UMA HISTÓRIA OFICIAL – indicada ao Prêmio Shell de Melhor Direção (2013) –, e em ALICE MANDOU UM BEIJO. Em 2017, atuou no curta A PONTE (Rafael Câmara) e na minissérie SE EU FECHAR OS OLHOS AGORA (TV Globo), dirigido por Carlos Manga Junior. A minissérie concorreu a 47 Emmy Internacional em 2019; na TV, fez participações importantes em SEGUNDO SOL (2018), dirigido por Dennis Carvalho e Maria de Médicis, participou no filme DIA DE REIS (Marcos Pimentel – Globo Minas), DEUS SALVE O REI (Fabrício Mamberti)

Seu curta-metragem independente SINOPSE, estrelado por Maitê Proença, Gabriel Godoy, estreou no Los Angeles New Filmmakers Festival em 2018. Seu AQUELES CINCO SEGUNDOS – outro curta-metragem de sua autoria –, foi vencedor de dois Kikitos no Festival de Gramado em 2016: Melhor Diretor – Felipe Saleme – e Melhor Atriz – Luciana Paes.

Em 2018 atuou no espetáculo INSETOS, convidado pela Cia dos Atores, sob direção de Rodrigo Portela e no longa metragem, de Diego Rocha. Em 2019, escreveu e produziu VERSÃO DEMO, dirigido novamente por Portella. O espetáculo tem previsão de estreia no Rio de Janeiro no segundo trimestre de 2020.

Tairone Vale

+ galeria